Base de Informações


Site Falker


(51) 3092-6200
Ir para o Menu
Pesquisa Avançada Pesquisar a Base de conhecimento
Metodologias para medição em cafezais
Número de Referência: AA-00318 Criado: 13/06/2011 19:25 Última Atualização: 13/06/2011 19:25 0 Classificações/ Eleitores

A metodologia a ser escolhida irá variar de acordo com a idade do cafezál, principalmente em função da localização das raízes no perfil do solo.

Antes da implantação dos cafezáis ou no momento da renovação, o ideal realmente é fazer um levantamento total da área, pois nestas ocasiões é possível a adoção de manejos que resolvam o problema da compactação de forma mais imediata, pois a ausência de raízes dos café permitiria a adoção de escarificação, pelo menos na linha de plantio. Com a cultura no campo,até os 3-4 anos de idade estas análises para monitoramento deveriam ser feita principalmente sob a coroa das plantas, dos 5 aos 10 anos na saia e nas entrelinhas e dos 10 aos 15 somente na entrelinha. Obviamente, estes locais irão variar com o espaçamento de plantio e a idade de renovação prevista do cafezál.

O mais importante é fazer uma boa correção física no momento da implantação da cultura, adotando manejos adequados no decorrer do seu desenvolvimento de modo que a compactação não volte a ser problema. Uma das principais medidas é evitar o trânsito de máquinas em condições de solo úmido. É muito importante manter uma cobertura na entrelinha, mantendo a linha limpa (roçada). O desenvolvimento de raízes na entrelinha permite a manutenção de uma adequada estrutura do solo. Existe também a possibilidade de cultivo de culturas de raízes pivotantes na entre-linha, como o nabo forrageiro, por exemplo, que consegue romper esta camada compactada pelas suas caracteristicas radiculáres.

Rss Comentários
  • Não existem comentários para este artigo.