Base de Informações


Site Falker


(51) 3092-6200
Ir para o Menu
Pesquisa Avançada Pesquisar a Base de conhecimento
Quais as diferenças e semelhanças do clorofiLOG e do Minolta SPAD?
Número de Referência: AA-00323 Criado: 13/06/2011 19:39 Última Atualização: 13/06/2011 19:39 0 Classificações/ Eleitores

O Minolta SPAD é um clorofilômetro importado, disponível há vários anos no mercado.

Semelhanças:

  • Ambos equipamentos fazem a medição por absorção de luz em comprimentos de onda característicos da clorofila.
  • A forma de medição, posicionando a folha em uma câmera de medição é bastante semelhante


Diferenças:

  • Ao invés de 2 comprimentos de onda, o clorofiLOG utiliza emissores em 3. São dois emissores na faixa do vermelho, um próximo do pico de cada tipo de clorofila, e um no infravermelho próximo.
  • Por possuir medição próxima aos picos de cada tipo de clorofila, A e B, o índice calculado pelo clorofiLOG leva em conta ambas (no SPAD a influência da clorofila A é predominante). O clorofiLOG pode inclusive medir de forma separada o índice de cada tipo de clorofila.
  • O Minolta calcula o índice SPAD, o clorofiLOG calcula o índice ICF. Ambos são adimensionais. São índices, ou seja, quanto maior o índice, maior o teor de clorofila presente na folha. A diferença entre eles é que o ICF leva em conta a contribuição dos dois tipos de clorofila e é mais sensível a variações nas folhas. Quando comparado a valores de laboratório, os valores do clorofiLOG são até 30% mais sensíveis que os índices do SPAD.
  • A área de medição do clorofiLOG é maior que a do SPAD, tornando-o menos susceptível a variações pontuais da folha. Por apresentar área de medição maior, o clorofiLOG não pode ser usado em folhas com menos de 8 mm de largura. Trabalhar com folhas próximo ao limite pode apresentar dificuldades para o posicionamento das mesmas.
  • O equipamento clorofiLOG possui recursos de software mais modernos por padrão: possibilidade de conexão com GPS, memória para até 3000 medições, software para análise das leitura em computador com conexão por USB, entre outros.

Rss Comentários
  • Não existem comentários para este artigo.