Base de Informações


Site Falker


(51) 3092-6200
Ir para o Menu
Pesquisa Avançada Pesquisar a Base de conhecimento
Quais as diferenças do HidroFarm para sensores como o Watermark?
Número de Referência: AA-00327 Criado: 13/06/2011 20:02 Última Atualização: 13/06/2011 20:02 0 Classificações/ Eleitores

HidroFarm - Ele realiza a medição da umidade volumétrica do solo utilizando princípios eletromagnéticos. São emitidas ondas eletromagnéticas e é analisada a resposta do solo a estas ondas. A tecnologia usada é exclusiva, denominada ISAF (Impedância do Solo em Alta Freqüência). Se conhecem outros sensores eletrônicos para a umidade do solo, comparando, esta tecnologia é intermediária entre os sensores capacitivos e os sensores denominados TDR, possuindo a melhor relação custo-benefício. Apesar da tecnologia avançada, seu uso é simples. Todo o sistema de detecção está no sensor, que possui uma lâmina de medição de 20cm de comprimento. Esta lâmina é cravada no solo para a realização da medição. O HidroFarm informa aos usuários o valor da umidade volumétrica do solo em %, ou seja, o volume de água contido em um determinado volume de amostra de solo. É a mesma umidade que se obtém na avaliação com amostras indeformadas, retiradas com anéis de volume conhecidos. A interpretação da umidade volumétrica de um solo no valor de 25%, teremos 3/4 do volume do anel preenchido com solo e 1/4 com água. O valor informado pelo medidor é referente a média da umidade volumétrica do solo presente a um raio de 15 cm de distância do sensor e ao longo dos seus 20 cm de comprimento.O equipamento permite medições em vários locais.


WaterMark - Mede o potencial hídrico do solo. Necessita de um prévio umedecimento do sensor antes de serem realizadas as primeiras medições. A área de abrangência da medição com sensores WaterMark é menor, quando comparado acom o HidroFarm. Para se monitorar a umidade do solo na camada de 0 a 20 cm de profundidade é necesário somente um sensor do HidroFarm ou dois sensores de WaterMark. Portanto, são necessários mais sensores de WaterMark para se medir uma mesma área. É preciso alterar muito mais a estrutura real do solo na instalação de sensores WaterMark do que nos sensores do HidroFarm, alterando completamente a condição real de água disponível no solo. Com isso, é bastante provável que não se consiga uma boa precisão em medições realizadas instantâneamente, necessitando de um tempo maior para que a condição de umidade do solo volte a se estabilizar. Isso é devido ao formato ergonômico dos sensores. Medir a umidade volumétrica do solo é bastante vantajoso, pois apresenta uma relação direta com a umidade real do solo. A precisão pode ser comprometida quando se mede a umidade do solo indiretamente, como, por exemplo, através do potencial hídrico do solo. Essa retenção é variável de acordo com o tipo de solo, principalmente com a textura. Já o princípio de medição do HidroFarm permite que se obtenha o teor de umidade do solo independente do tipo de solo.

Rss Comentários
  • Não existem comentários para este artigo.