Base de Informações


Site Falker


(51) 3092-6200
Ir para o Menu
Pesquisa Avançada Pesquisar a Base de conhecimento
Descrição da Tela Principal
Número de Referência: AA-00448 Criado: 26/07/2011 11:32 Última Atualização: 26/10/2011 15:15 0 Classificações/ Eleitores

Abaixo é apresentada uma imagem da tela principal do programa Compactação do Solo. A descrição de cada uma das funcionalidades do programa é apresentada a seguir.

  1. Menus

    Através deste campo pode-se acessar os menus do programa. Uma descrição mais detalhada de cada um dos itens do menu pode ser encontrada no item Menus.

  2. Barra de Ferramentas

    É composta pelos botões de acesso rápido às funções principais do programa. As funcionalidades de cada um destes botões estão documentadas no item Barra de Ferramentas.

  3. Gráfico

    Esta área é reservada para visualização do gráfico das medições feitas pelo usuário, cuja cor padrão é o azul para medições e verde para medições de médias. Neste campo, quando selecionada a opção “Mostrar medição de referência”, é mostrado também o gráfico da medição de referência da pasta em uso, cuja cor padrão é o vermelho.

No gráfico também é possível visualizar os limites de compactação que são representados por cores variadas. Estas cores podem ser configuradas pelo usuário.

  1. Dados da Medição

    Informa, através de uma tabela, os valores de Resistência à Penetração, em kPa, obtidos para cada aquisição de dados durante a medição. O intervalo de profundidade, em milímetros, para cada nova aquisição, depende da resolução escolhida pelo usuário no menu do equipamento.

    A pressão de cada medição pode ser alterada. Valores entre 0 e 21000 podem ser inseridos. Essa operação realizada pelo usuário irá modificar o atributo “Modificada” da medição para “sim”.

  2. Médias

    Mostra, em formato tabular, os valores médios de Resistência à Penetração, em kPa, para intervalos de profundidade definidos na opção Configurar Médias.... Para maiores informações acesse o item Menus.

  3. Barra de Status

    Mostra ao usuário as funções de cada botão, menu e, além disso, informa sobre o estado de processos que estejam ocorrendo no programa.

  4. Comentários

Caixa de texto em que o usuário pode escrever um comentário de até 300 caracteres para cada medição.

  1. Atributos da Medição

    Este campo apresenta informações referentes aos parâmetros de configuração do equipamento, status da medição, coordenadas do local em que foi realizada a medida, além da data e hora da sua execução.




Hora - Horário em que a medida foi realizada, obtida via GPS. Pode ser modificado pelo usuário.

Data - Data da realização da medida, obtida via GPS. Pode ser modificado pelo usuário.

Latitude/Longitude – Coordenadas geográficas do ponto em que foi feita a medição, obtidas via GPS. Pode ser modificado pelo usuário.

Tipo de Cone – Tipo de cone utilizado para fazer as medidas, conforme norma ASAE S.313.3. Opção configurada no equipamento.

Profundidade Máxima – Define a profundidade máxima, em centímetros, para medição configurada no equipamento.

Resolução da Medição de Profundidade – Define o intervalo, em milímetros, para cada aquisição de dados. Opção configurada no equipamento.

Ocorrência de Excesso de Velocidade – Indica se houve excesso de velocidade durante a execução da medida.

Medição Completa (até Prof. Máxima) – Indica se a medida foi feita até a profundidade máxima para a qual o equipamento estava configurado.

Pressão Máxima – Indica a maior pressão da medição.

Prof. da Pressão Máxima – Indica a profundidade, em milímetros, na qual ocorreu a pressão máxima da medição.

Modificada – Indica “Sim” caso algum dos atributos (hora, data, latitude e/ou longitude) e/ou alguma pressão da medição foi alterada pelo usuário.

Para editar os atributos da medição que são permitidos (data, hora, latitude e longitude ) ou a pressão de alguma profundidade (na área 4), dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o campo desejado.

  1. Estrutura de Medições

    Apresenta as pastas e as respectivas medidas que cada uma contém. Informações como excesso de velocidade e não conclusão da medida alteram o ícone da medição para um ícone de alerta, enquanto medidas de referência são indicadas através de um ícone especial. Os diferentes ícones são listados abaixo.

    Pasta com medições

    Pasta sem medições

    Pasta aberta

    Medição sem nenhum problema

    Medição de média (média de outras medições).

    Medição com excesso de velocidade e/ou não concluída até o final

    Medição de referência

    Medição de referência com excesso de velocidade e/ou não concluída até o final

    Medição selecionada

    Para marcar uma medição como referência em uma pasta, clique com o botão direito do mouse sobre a medição (na área 9) e selecione a opção "Marcar Referência".

Rss Comentários
  • Não existem comentários para este artigo.