Base de Informações


Site Falker


(51) 3092-6200
Ir para o Menu
Pesquisa Avançada Pesquisar a Base de conhecimento
Menu Arquivo
Número de Referência: AA-00449 Criado: 26/07/2011 11:49 Última Atualização: 26/07/2011 17:40 0 Classificações/ Eleitores

A seção a seguir lista os tópicos da Ajuda disponíveis para menus.


  • Abrir

Abre um arquivo com extensão fpl.

Para acessar este comando, escolha o menu Arquivo -> Abrir ou, na barra de ferramentas, clique no ícone .

Os arquivos .fpl também podem ser abertos clicando-se duas vezes consecutivas sobre o ícone do arquivo desejado.

  • Salvar

    Salva o arquivo atual com extensão fpl.

    Para acessar este comando, escolha o menu Arquivo -> Salvar ou, na barra de ferramentas, clique no ícone .

  • Salvar como

    Salva o arquivo atual, de extensão fpl, com nome e local especificados pelo usuário.

    Para acessar este comando, escolha o menu Arquivo -> Salvar como... ou, na barra de ferramentas, clique no ícone .

  • Exportar Dados

    O documento exportado possui extensão .csv e contém todos os dados das medições apresentadas no programa. Esta opção permite que os dados, no novo formato, possam ser utilizados por outros aplicativos, como programas de planilha de cálculo e softwares capazes de gerar mapas de compactação do solo, entre outros.

    Acessando este comando, através do menu Arquivo -> Exportar dados..., será aberta a seguinte janela:


Esta janela está dividida em dois campos principais. No campo Formato (1 , 2 e 3) o usuário poderá escolher o modo como o arquivo .csv será formatado e se o arquivo terá cabeçalho de descrição. Os modos de formatação do arquivo referem-se à maneira como as medidas serão dispostas em uma tabela. É recomendada a utilização da opção Medições em colunas para a análise dos dados em planilhas e da opção Medições em linhas para a geração de mapas de compactação. Incluindo o cabeçalho de descrição do arquivo, o usuário terá no arquivo .csv informações referentes ao software, além da data e hora da geração deste arquivo.

Através da seleção do item Incluir Médias (3) as médias serão exportadas conforme as configurações feitas na janela da opção Configurar Médias..., acessada no menu Ferramentas ou através do clique do botão direito do mouse sobre a tabela Médias. As médias calculadas têm seus valores arredondados na exportação.

No campo Coordenadas (4) será selecionado o formato de exportação das coordenadas geográficas. As 3 opções disponíveis para representar essas coordenadas têm o mesmo formato dos exemplos apresentados na janela acima. Para a utilização das coordenadas geográficas no formato UTM (projeção Universal Transversa de Mercator) é importante salientar que o programa se baseia no Datum WGS84 para realizar os cálculos.

Na aba de Formatos Especiais(6) existem as opções Exportação para o CR Campeiro(7) e Exportar Comentários das Medições (.txt) (8). A opção Exportação para o CR Campeiro(7) irá exportar também no formato .csv, mas de uma forma que pode ser importado no CR Campeiro 6 – Versão 2006 para geração de mapas de compactação. A opção Exportar Comentários das Medições (.txt) (8) irá exportar, em um arquivo no formato .txt, os comentários das medições.

Clicando no botão Exportar (5) os dados atuais serão salvos com nome e local especificados pelo usuário, considerando as configurações definidas nesta janela.

Para exportar os dados sem configurar novamente os itens definidos na janela de Opções de Exportação, clique no ícone , na barra de ferramentas.

  • Exportar Gráfico

Salva o gráfico mostrado na tela em diferentes extensões (bmp, jpg, gif, tif ou png ) com nome e local especificados pelo usuário.

Para acessar este comando, escolha o menu Arquivo -> Exportar gráfico....

  • Imprimir

Através deste item é feita a configuração do relatório a ser impresso pelo programa Compactação do Solo, além de configurações de página e de impressora. Acessando o menu Arquivo -> Imprimir... será aberta a janela Impressão, mostrada abaixo.

O campo (1) é reservado para o usuário inserir textos que irão compor o relatório. O usuário pode inserir 4 informações (Título, Comentários, Autor e Rodapé) que aparecerão em locais pré-definidos.

No campo Visualização (2) o usuário poderá acompanhar as modificações feitas no relatório de impressão enquanto modifica as configurações.

No campo Apresentação dos Dados (8) o usuário poderá escolher se o relatório irá conter apenas o gráfico da medição, a tabela ou se terá ambos.

No campo Complemento (7) podem ser adicionadas informações referentes à medição:

  • Atributos da Medição

  • Comentários: insere no relatório o texto digitado no campo de Comentários (1)

  • Data e Hora: insere no relatório a data e a hora de geração do documento

  • Médias: insere no relatório uma tabela com médias dos valores de pressão da medição selecionada

O campo Orientação da folha (6) permite a escolha entre os formatos Retrato e Paisagem. Através do campo Imagem de logotipo (5) poderá ser inserida uma imagem no canto superior esquerdo do relatório. Clicando-se no botão Configurações (4) será aberta uma nova janela, onde o usuário poderá selecionar a impressora a ser usada, número de cópias, tamanho do papel, entre outras configurações.

Clicando no botão Imprimir (3) será impresso o relatório da medição selecionada com as configurações definidas acima.

As configurações selecionadas pelo usuário na janela Impressão são mantidas mesmo após o fechamento do programa, com exceção dos textos digitados em (1), que não serão salvos.

  • Arquivos recentes

    Abre um submenu que exibe em ordem os últimos 10 arquivos .fpl abertos.

  • Sair

Fecha o aplicativo Compactação do Solo.

Para acessar este comando, escolha o menu Arquivo -> Sair.

Rss Comentários
  • Não existem comentários para este artigo.